sábado, 26 de junho de 2010

Harry Potter e a Camara Secreta

Como eu já disse, vou fazer um post para cada livro do Harry que eu já li, esse é o segundo, “Harry Potter e a camara secreta”, como todos os 6 livros da série, foi escrito pela britânica J. K. Rowling.

Esse segundo livro da série é simplesmente fantástico, rico em detalhes, cheio de suspense e ação, que fazem o leitor ficar concentrado até a última página, o livro foi lançado em Londres no ano de 1998 e lançado aqui no Brasil em 2000.

O livro fala sobre o segundo ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria e Feitiçaria de Hogwarts, tudo começa na casa dos Dursleys, quando Harry ao entrar em seu quarto encontra Dobby em sua cama, ele tenta impedir Harry de ir a escola esse ano, pois teme que algo muito ruim aconteça a ele.

A visita desse estranho ser mágico, atrapalha ainda mais a difícil vida de Harry, que é castigado por seu tios que o culparam pelos estragos que Dobby fez a eles. Como castigo, Harry não iria a escola naquele ano, seus tios o trancaram em seu quarto como um bandido, e realmente parecia que ele não ia para Hogwarts aquele ano, quando os irmãos Wesley o salvaram da prisão.


E de fato Dobby estava certo, Harry se torna suspeito de ter aberto a Câmara dos Segredos (câmara secreta), onde segundo a lenda, se esconde um terrível mostro capaz de matar todos os feiticeiros de Meio-Sangue da escola (feiticeiros nascidos de pais trouxas, como Hermione). De acordo com a lenda, Salazar Slytherin, o fundador da casa que leva o seu nome (Sonserina), e um dos quatro feiticeiros que fundou Hogwarts, teria construído uma Câmara Secreta onde escondeu o monstro, e somente o seu herdeiro poderia reabri-la para que o animal pudesse continuar a sua missão, livrar a escola dos alunos sangue-ruins (meio-sangue).

A suspeita de Harry ser o Herdeiro de Slytherin (e, consequentemente, de ser o responsável pela reabertura da Câmara) deve-se ao facto de Harry ser um ofidioglota (ser que consegue se comunicar com cobras), uma característica rara entre os feiticeiros, que Salazar Slytherin também possuía. Os outros alunos acreditavam que Harry fosse o tal Herdeiro de Slytherin por pensarem que, tendo ele essa característica, só poderia ter sido herdada do antigo fundador.

O pai de Draco Malfoy, Lucius Malfoy, coloca um diário junto com as coisas de Gina Wesley (o diário de Riddle). Á medida em que ela escreve no diário em branco, a tinta se apaga e surge uma nova frase escrita por Voldemort (Tom Riddle), ao que ela respondia. Isso fez ela ser possuída por Voldemort e levada a câmara secreta. Correndo um grande risco, Harry entra na câmara por uma passagem de canos ajudado por Rony Wesley e levando à força Gilderoy Lockhart (atual professor de magia contra as artes das trevas) , onde luta com um Basilisco para resgatar Gina.
Neste livro, aparecem pela primeira vez, a casa dos Weasley, o elfo doméstico Dobby, Lucius Malfoy (pai de Draco) e é feita uma pequena referência à prisão de Azkaban, muito importante no livro seguinte.


Minha personagem preferida desse livro / filme é Gina Wesley, irmã caçula de Rony. A primeira vez em que ela aparece, é em sua casa quando Harry vai fazer uma visita a família Wesley. Ao ver Harry, percebe que está de pijama e saí correndo e gritando com vergonha. Ela é um dos personagens principais desse segundo filme de Harry Potter, ao encontrar o diário de Tom Riddle, é possuída pelo espírito de Lord Voldemort, que a leva para a câmara secreta. Lá, ele é salva por Harry, que luta com um Basilisco (monstro que guardava a câmara) para salva-la. Gina Wesley é doce, e ao mesmo tempo segura. Mesmo sendo muito nova, possuí firmeza em suas palavras, por causa desse jeito seguro, conquista a confiança de seus irmãos mais velhos.


Harry Potter e a Câmara Secreta é o segundo filme da série, é também, um dos meus preferidos, cheio de suspense e ação.
A cena final, luta de Harry contra o Basilisco para salvar Gina, fui surpreendente.
A computação gráfica para cria-lo foi surpreendente!
Como todos os filmes de Harry Potter, são bem menos detalhado que os livros, porém são todos muito bons!
O filme segue fielmente ao roteiro do livro.
A cena de Harry e Rony voando no carro voador do Senhor Wesley, é ilária, garante várias risadas.
A primeira vez que assisti a esse filme, foi num passei de escola ao cinema, a turma toda estava brava, porque na mesma época lançaram x-men 2, e todos queriam assistir a ele. Mas mesmo assim assistimos a Harry Potter 2, o que foi muito bom =D

3 comentários: