segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Harry Potter e a Ordem da Fênix

O sexto livro da série é, por enquanto, o meu preferido. Eu pensei que ia demorar muito pra terminar de ler as 700 páginas, mas li rapidinho. Nesse livro Harry, mostra que realmente serve pra alguma coisa. A história começa em uma tarde no bairro em que Harry mora com a sua família trouxa, ele resolve ir para o parque esfriar a cabeça, onde encontra Duda, seu primo que estava mexendo com as criancinhas indefesas junto com a sua gang. Duda aproveita a presença dos amigos para irritar Harry, o bruxo se descontrola e ameaça o primo com a sua varinha. Com este ato, o tempo muda e começa a chover. Harry e Duda correm para casa para se proteger as chuva, mas no meio do caminho encontram dois dementadores, criaturas mágicas que só podem ser vistas por bruxos, criaturas essas que não deviam estar em um comunidade trouxa (comunidade não-bruxa). Os dementadores atacam os meninos, e Harry os expelem com o fweitiço do patrono.

Com a ajuda de uma semi-bruxa, Harry leva Duda que estava desmaiado por causa do ataque para casa. Chegando lá, seus tios ficam super nervosos pelo estado de Duda e tem expulsar Harry de casa, nesse instante Harry recebe um berrador do ministério da magia que comunica a sua expulsão da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, pelo uso de me magia fora da escola sem permissão. Os tios de Harry, levam Duda para o hospital, deixando o bruxo sozinho em casa. Após o comunicado de expulsão, Harry recebe vários outros comunicados que acabam por marcar uma audiência no ministério para rever a expulsão de Harry. Cinco bruxos que fazem parte da Ordem da Fênix, grupo organizado por Alvo Dumbledore, que tem como objetivo, destruir os planos de Voldemort, buscam o bruxo e o levam para casa de seu padrinho, Sirius Black, que é a atual sede da Ordem. Lá ele encontra seus amigos Rony e Hermione, ele acaba dando uma bronca nos amigos, pelo fato de os mesmos não terem se comunicado com ele as férias toda, enquanto ele estava preocupado com os ataques de Voldemort.

Nem tudo, está bem para a família Weasley, porque Percy, não está falando com eles, pois confia muito em Fudge, o ministro da magia, que está em campanha contra Harry e Dumbledore, alegando que ambos estão mentindo sobre Voldemort. Harry e julgado e inocentado, graças a ajuda influente de Dumbledore. Voltando a escola, eles conhecem a nova professora de Defesa contra a arte das trevas, Dolores Umbridge, que nada mais é do que a assistente de Fudge. Fudge, continua obcecado com a idéia de que Alvo quer tomar o lugar dele no ministério, com isso, aprova várias leis, que tornam a nova professora em alta inquisidora, dando a ela poderes na escola, próximos ao do diretor. Poder esse, que ela usa para, expulsar Harry, Jorge e Fred, da equipe de quadribol, onde Rony é o novo goleiro.

Pelo fato de Fudge, achar que Dumbledore, queira roubar o cargo dele, ele acha que o mesmo pretende, criar um exercito com os alunos da escola contra ele. Por isso, Umbridge, resolve não dar aulas práticas de magia contra as artes das trevas, o que causa uma rebelião entre os alunos, que se unem e formam um grupo para estudar arte das trevas sozinhos, tendo entre eles como professor, Harry Potter. O grupo se auto nomeia, Armada de Dumbledore, e aceitam Harry como líder. Ele ensina para o grupo de 25 bruxos, fetiços de duelos que ele usou nas vezes em que enfrentou os perigos ao decorrer da saga. Na última aula, antes das férias de natal, Cho Chang é a última a ficar na sala, ela esta olhando para a foto da Ordem da Fênix original, que Harry ganhou de Moddy, o pequeno professor se aproxima dela, e ao conversarem, pinta um clima, e surge o tão esperado beijo.

Tudo estava perfeito, os alunos estavam aprendendo, e entre eles um estava se sobre saindo, Neville Longbotham. Porém, havia uma bruxa do grupo que não era de confiança, e resolve contar tudo a Umbridge, mas, sorte que Dobby avisa a Harry antes que a alta inquisidora aparecesse e todos saíram correndo, porem 6 deles foram apanhados, Harry, Hermione, Rony, Gina, Luna e Neville. Eles são levados à sala de Dumbledore, onde estão Fudge, Umbridge, Alvo e dois aurores, junto com a menina que dedurou tudo. Como eles se nomeavam Armada de Dumbledore, levou Fudge a pensar que esse seria o exercito que Alvo, criava para tomar o seu poder. Para que Harry não fosse expulso, Dumbledore, assume a culpa e foge usando o poder da fênix, para não ser levado a Azkaban.Com a fuga do diretor, Umbridge vira a atual diretora. Durante todo o ano, Harry tem visões sobre Voldemrt, e por causa disso, Alvo pede que Snape o ensine Oclumencia – fechamento da mente. Voldemort, percebe que pode fazer com que Harry tenha visões, e para atraí-lo a uma enrascada, ele faz com que Harry, fecha seu padrinho capturado por Voldemort e sendo torturado para entregar a arma que podia acabar com Harry, porem ele se negava a entregá-la. Com essa visão, que não era verdadeira, Harry fica transtornado, e resolve ir a Londres ajudar o padrinho, porem é pego por Umbridge, que é levada por ele e Hermione a floresta com o pretexto de que iria encontrar a arma que Dumbledore preparou para usar contra Fudge, na floresta, Umbridge é capturado pelos centauros que estão revoltados contra o ministério. Agora livres, Hermione e Harry, voltam para o castelo, onde encontram os outros 4 e juntos seguem para Londres.

Quando chegam lá percebem, que foram vítimas de uma armação e juntos terão que lutar com um grupo de comensais da morte para saírem vivos, Voldemort atraiu Harry para o ministério para que ele pudesse achar a profecia, a arma que Voldemort tanto queria. A luta se torna mais emocionante quando chegam os bruxos que fazem parte da ordem da fênix para ajudar os garotos, entre os comensais da morte, estão Bellatrix Lestrange e Lucio Malfoy, que duelam juntos contra Harry e seu padrinho Sirius, que morre pelas mãos de Bellatirx com a magia Avada Kedabra. Após matar Sirius, Bellatrix foge e é perseguida por Harry. Na perseguição, Harry acaba encontrando Voldemort e quase é morto por ele, porém é salvo por Dumbledore, que luta contra Voldemort, no fim da luta, o ministro e os outros poderosos do mundo mágico, chegam e vêem Voldemort, e percebem que Dumbledore e Harry não estavam mentindo. O final desse livro é um dos mais tristes que tem, Harry está totalmente desanimado agora que vê o seu sonho de morar com uma família que não fosse os Dursleys destruídos.


A minha personagem preferida nesse livro é a Cho Chang, ela é a minha personagem preferida por ser totalmente sensível e insegura, eu fiquei revoltado com a injustiça que fizeram com ela no filme, no livro que dedura a Armada de Dumbledore é a amiga dela e não ela, e no filme colocaram ela que não tinha nada a ver como a vilão da história, meu que sacanagem, querem acabar com a menina, primeira ela perde o namorado (Cedrico), sua mãe está prestes a ser despedida do ministério e ainda colocam ela como vilã, isso não é certo! E outra, é minha preferida nesse filme, porque tem um caso amoroso com Harry, é ela a primeira paixão do bruxinho herói!

Como falei no começo do post, esse é o meu livro e o meu livro preferido, por mais que o filme tenha deixado a desejar devido a algumas mancadas que vão contra o livro, porém, é o melhor da saga, o que tem mais ação, por enquanto, ainda acho que o último vai ser o mais emocionante. O filme tem alguns erros, como por exemplo a descoberta da sala precisa, que no livro é feita por Dobby e no filme Por Neville, e ele também oculta fatos importante como a visita de Harry aos pais de Leville no hospital e o encontro de Harry com Cho em Hogsmeade no dia dos namorados. Mas mesmo assim, é um filme espetacular! Só fiquei triste porque o Sirius morre = ( Mas foi necessário. Então, pessoal, como sempre que falo no blog de um livro que eu li e que virou filme, segue abaixo um trailer do filme, espero que gostem!


Um comentário: