quarta-feira, 14 de julho de 2010

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Quarto livro da série já finalmente! Harry Potter e o Cálie de Fogo, é um dos meus preferidos. O livro acontece no quarto ano de Harry em Hogwarts, a história começa na ida de Harry para a casa dos Weasleys, onde na mesma semana vai com eles e Hermione para a copa mundial de Quadribol, assistir a final que é disputada pela Irlanda e Bulgária, onde conhece Vitor Krun, que se torna seu rival mais tarde no decorrer da história.

Além da final do campeonato, Harry presencia dois fatos que remetem o tempo em que Lord Voldemort estava no poder, a aparição de vários comensais da morte ( grupo que seguia Voldemort em seu poder, onde atualmente muitos estavam presos em Azkaban, e os que não estavam mortos e nem preços estavam dispersos) e a conjuração da Marca Negra, que não era vista a 14 anos, e que causava muito terror entre os feiticeiros por ser o sinal que Voldemort deixava pairando em cima da casa dos bruxos que assassinava.

Depois de presenciar esses acontecimentos Harry volta para casa de seus amigos, de onde sai para ir a Hogworts, onde reencontra seus antigos amigos e professores, e conhece seu novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Alastor Moody (mais conhecido como Olho-tonto Moody), um antigo auror. Esse ano na escola acontecerá o torneio Tribuxo, uma competição onde um bruxo maior de cada escola participante (que no caso são três), este campeonato tem como objetivo promover a união entre os amigos destas três escolas e nomear uma escola vencedora. Somente os alunos maiores de idade podem se candidatar ao torneio no Calice de Fogo, artefato mágico responsável em escolher o nome dos três bruxos que concorreram. Porém este ano, algo diferente acontece, o Cálice em vez de selecionar três nomes como era comum, selecionou um quarto nome, um quarto bruxo para concorrer ao torneio, o que causa muito polêmica por ser menor de idade, e por ser o segundo campeão da escola (o primeiro já tinha sido selecionada, Cedrico Diggory), esse bruxo nada mais que o personagem principal da saga, Harry Potter. Os campeões das outras escolas são Vitor Krun (aquele que Harry conheceu na final da copa de Quadribol) e Fleur Delacour.

Harry, se vê pressionado e obrigado a participar do torneio por causa das regras do mesmo, e totalmente abandonado pelo seu melhor amigo, Rony Weasley, que não acredita na inocência dele na candidatura para o torneio. Nesse campeonato, Harry tem que enfrentar três provas totalmente difíceis e perigosas, onde corre até mesmo risco de vida, a primeira tarefa, era enfrentar um dragão e tentar roubar um ovo de ouro de seu ninho. A segunda tarefa, era se manter vivo debaixo d’água durante cerca de 1 hora e enfrentar seres aquáticos perigoso e sereianos no fundo do lago, para resgatar aquilo que le foi perdido (no caso de Harry, seu melhor amigo, Rony Weasley). A terceira e ultima prova, obviamente, era a mais complicada e a mais perigosa, os quatro campeões deviam encontrar o centro de um labirinto, onde enfrentariam vários perigos, para a encontra a Taça Tribuxo, quem tocasse primeiro nesse artefato mágico, séria o campeão do torneio.


Cedrico Diggory e Harry encontram a Taça juntos, porem ambos são atacados e um salva a vida do outro, por este motivo decidem tocar na Taça juntos, causando assim um empate, o problema era que ambos não sabiam que a taça estava enfeitiçada, feitiço esse que a transformou em um portal para um cemitério, onde Tom Ridle Sênior, o pai de Voldemort, estava enterrado. Lá Harry, finalmente se reencontra com Voldemort, que assassina friamente Cedrico Diggory. Vlodemort estava acompanhado por Rabicho, seu seguidor, que inicia um ritual onde usa o sangue de Harry para conseguir um corpo humano para seu lord. Após assistir ao retorno de Lord Voldemort, Harry trava um duelo contra seu maior inimigo, onde quase morre, se não fosse pela ajuda que recebera, as almas das pessoas que Voldemort matou, saem da varinha dele e o prendem para dar tempo de Harry fugir com o corpo de Cedrico.

Ao chegar de volta a Hogwarts, Harry com o corpo de Cedrico é recebido por todos os espectadores da final do torneio. Quando chega é levado pelo professor Moody, que até o momento ele considerava amigo, para a sala dele. Lá Moody, tenta matar Harry a mando de Voldemort, mas é interrompido por Dumbledore, que usa as poções de Snape para descobrir que aquele não era o verdadeiro Moody, e sim Bato Crunch Junior, um comensal da morte disfarçado de Moody, graças a poção Polisuco. Ele era o culpado pela participação de Harry no torneio.

Neste livro / filme, meu personagem preferido, sem duvidas, é Rony Weaslesy, por ser amigo de Harry Potter. O sentimento de amizade que ele sente por Harry é tão grande, que mesmo com raiva do amigo (por motivos banais), cuida e se preocupa com ele, é ele que arruma uma forma de alertar Harry de que a primeira prova é com dragões a Harry de uma forma que ele não desconfiasse que tinha sido ele. Ao perceber que estava errado, sobre sua magoa com Harry, reconhece o seu erro, e pedi perdão ao amigo, reatando a amizade com ela, amizade a qual ajudou muito Harry a prosseguir. E é realmente assim que um verdadeiro amigo deve ser, independente da situação deve estar ali do lado, cuidando e zelando pelo conforto do outro, me identifico muito com Rony nesse filme por causa disso.

Abaixo, como de costume, segue um trailer do filme, espero que gostem!

Um comentário: