quinta-feira, 1 de julho de 2010

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

Mais um post sobre Harry Potter neste blog, mais um de muitos o/

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é o terceiro livro da série, neste livro Harry está com 13 anos, se torna um adolescente e uma pessoa mais “rebelde”, desafiando os tios e os professores. Coisas estranhas começam a acontecer fora da escola, primeiro as chateações com seus tios trouxas fazem com que Harry Potter pratique magia fora da escola, Harry após sair de casa de seus tios conhece o transporte dos bruxos o Nôtibus Andante, uma adaptação cômica dos ônibus ingleses para o mundo da magia, é então que Harry descobre que um perigoso assasino chamado Sirius Black, evadiu-se da prisão de Azkaban (que até então era julgada a mais segura do mundo mágico) e pode estar atrás dele para matá-lo. Harry descobre então que o famoso assassino é acusado de ter traído seus pais, que foram mortos por causa disso.

Além de um terrível assassino a solta, e supostamente infiltrado na escola de Harry, ele ainda tinha que se preocupar com os dementadores, criaturas monstruosas que possuem a forma de um corpo esquelético coberto por uma capa negra que esconde a sua face, eles possuem o poder de tirar a felicidade das pessoas com quem tem contado, e seu beijo arranca a alma do corpo da vítima, eles são os guardiões de Azkaban, e sua primeira aparição é no expresso Hogwarts a procura do fugitivo, onde tenta atacar Harry que é salvo por Remo Lupin, atual professor de defesa contra a arte das trevas.


O gigante amigo de Harry, Rubeo Hagrid, é promovido este ano de guarda chaves e terrenos para professor de trato de criaturas mágicas, causando a revolta de alguns alunos, entre eles Malfoy. Hagrid, como sua primeira criatura para aulas, trouxe um hipogrifo (uma mistura de cavalo com águia) chamado Bicuço, que ao se sentir intimidado por Malfoy o atacou quebrando-le o braço esquerdo. Bicuço criara afeição por Harry, permitindo que ele subisse em suas costas e voasse, aumenta ainda mais a raiva de Malfoy. Esse hipogrifo se tornou muito importante ao decorre da história.

Em um dos passeios a Hogsmeade (povoado totalmente mágico próximo da escola), Harry descobre que o fugitivo de Azkaban, fora o principal culpado pela morte de seus pais e que era seu padrinho. Harry fica indignado com a descoberta e promete vingança.Harry estava com um ódio mortal de seu padrinho, Hermione ajudou-o a se manter, para que ninguém percebe-se que ele estava ali.

Muitas coisas acontecem com o decorrer da história, porém, o encontro entre Harry e Sirius, seu padrinho é inevitável. Sirius faz uma emboscada para atrair Harry e seus amigos para seu esconderijo, mas ao contrário de que todos pensavam, Black não queria matar seu afihado, mas contar a verdade provando a sua inocência, e mostrando que Pedro é o verdadeiro culpado. Nesse momento, professor Lupin que estava com eles revela seu segredo, ele é um Lobisomen. Com a lua cheia no céu, ele começa a sua transformação, travando uma luta contra Sirius, que causa tanto tumulto que chama a atenção dos Dementadores. No meio dessa confusão, Pedro que também um animago, se transfigura em rato e foge, destruindo os sonhos de Black de provar a sua inocência.

Black foge para se esconder com Bicuço que ia ser sacrificado por ter atacado Malfoy.

Sirius Black, o meu personagem preferido deste livro/filme, ele é o padrinho de Harry, e o famoso prisioneiro de Azkaban que é tema do livro. Sirius era o melhor amigo de Tiago Potter (pai de Harry), ao contrário de toda a sua família que pertenceu a casa da Sonserina em Hogwarts, ele ficou em Grifinória, causando uma grande irritação em sua mãe, irritação essa que faz com que ele resolva fugir de casa para morar com seu amigo Tiago.

Black foi acusado de ser partidário de Voldemort, de ter entregado Lilian Potter e Tiago Potter a ele, e pela morte de Pedro Pettigrew, ao explodir uma rua matando 12 trouxas. Por essas acusações, foi condenado a passar o resto da vida em Azkaban, mas fugiu após doze anos de prisão, indo procurar por Pettigrew em Hogwarts para revelar toda a verdade a seu afilhado. Harry não sabia que Black era seu padrinho, tampouco que não fora ele quem entregara os Potter a Voldemort, e sim Pedro Pettigrew, o qual não havia morrido como todos pensavam. Pettigrew cortara o próprio dedo para pensarem que Black o tinha matado, depois assumiu sua forma animaga de rato, sendo adotado logo em seguida pelos Weasley e ganhando o nome de Perebas, o rato de Rony.

Black é uma animago (bruxo que pode se transformar em animal), ele pode se transformar num grande cachorro negro. Neste livro, ele é o meu personagem preferido porque o sentimento que ele tem por Harry, o faz ser forte o suficiente para lutar em pró de sua inocência para cuidar do afilhado, sentimento de se entregar pelo bem do outro, me caracterizo muito com ele por isso.

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é o terceiro livro da série, e como dos os filmes da série, deixa a desejar quando comparado com o livro em que foi baseado. Porém esse é um filme de suspense e mistério, para muitos que acompanham Harry Potter, esse é um dos filmes preferidos. O filme foi bem dirigido e teve uma grande estréia aqui no Brasil, eu estava na 5° série quando ele foi lançado, eu fui no cinema no dia da estréia para assistir, a minha cena preferida é a da transformação do professor Lupin (atual professor de defesa contra a arte das trevas) se transforma em um lobisomem, totalmente sensacional, gostei também da cena em que Harry derrota um dementador com a ajuda de seu pai morto. Ai em baixo, como de costume, está um dos trailers desse filme, espero que gostem.


4 comentários:

  1. É meu livro preferido, muito engraçado e divertido, e com certeza o filme deixa a desejar (apesar de ser muito bom).
    Também concordo: Sirius é meu personagem prefeirdo!!
    Adoro ele, tudo que ele pensa, tudo que fez, sua história com Tiago e com Lílian... A autora não fala muito sobre isso, nos dando a opção de imaginar muito mais coisas complexas que podem ter acontecido... É tudo tão bom!!
    Sirius e Belatriz são minhas personagens preferidas, e acho que o 3º livro foi um dos melhores, apesar do 7º ser bastante esclarecedor... enfim...
    J.K.R. ARRASA HAHA

    Beijos, Mari Beneti (love-it-all-maribeneti.blogspot.com)

    ResponderExcluir